A Linha de Base Institucional da AMESP já está disponível para ser baixada em nosso site

A Linha de Base é um documento que tem como objetivo sintetizar as principais características do território onde é desenvolvido um projeto socioambiental, tendo em vista avaliar futuramente os resultados obtidos pelo Projeto, bem como vislumbrar futuras demandas do território e das populações que nele habitam. 

O Projeto Mar é Cultura é uma parceria entre a AMESP – Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo e a PETROBRAS, conforme o edital de seleção pública de 2021 do Programa Petrobras Socioambiental, dentro da linha Desenvolvimento Econômico Sustentável;  

O Projeto tem como objetivo principal “Fortalecer a AMESP para atuar no desenvolvimento sustentável da maricultura na APAMLN, de modo a gerar renda e desenvolvimento econômico para as comunidades costeiras, favorecendo a conservação ambiental, a produção sustentável de alimentos e o atendimento aos múltiplos usos do espaço marinho”.

O Projeto será desenvolvido na Área de Preservação Ambiental Marinha do Litoral Norte do Estado de São Paulo – APMLN (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela), visando o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento e a regularização da maricultura de pequena escala nestes municípios.  

São 5 frentes de atuação:

A Linha de Base do Projeto, apresentada neste trabalho, busca caracterizar a maricultura e as principais características da APAMLN e das populações alvo do Projeto (pequenos produtores, comunidades caiçaras e tradicionais e pescadores). Desta forma, o trabalho apresenta como base o levantamento de dados secundários, em especial, os aspectos relacionados ao Projeto Mar é Cultura.  

A Linha de Base possibilita a medição e o controle dos indicadores de projetos, bem como o seu desempenho. Seus dados possibilitam também orientar projetos futuros. Desta maneira, serão apresentados dados referentes às características ambientais e socioeconômicas da APAMLN, com ênfase nas atividades de maricultura, pesca e turismo. 

Para baixar o documento clique aqui