O Projeto Mar é Cultura realizou uma oficina sobre cultivo de algas marinhas na Baía do Araçá, em São Sebastião e muitos da Associação de Pescadores da Comunidade Tradicional do Araçá (APECO-ARAÇÁ) estiveram presentes.
A maioria dos associados é pescador de cultura tradicional caiçara, que ocupa a faixa de marinha, realizando atividades de pesca e coleta de moluscos e crustáceos para consumo próprio ou comercialização local no interior da Baía do Araçá.
O grupo de pescadores que vive no Mangue do Araçá e sofre grande pressão antrópica pela proximidade com canal São Sebastião e com seu núcleo urbano. Os associados lutam para que o mangue não seja aterrado e defendem a proteção da biodiversidade do ecossistema costeiro.
A oficina oferecida teve como objetivo fomentar a maricultura no local, oferecendo uma alternativa de renda, recuperação ambiental e o fortalecimento da comunidade local.
O Projeto Mar é Cultura trabalha para o desenvolvimento sustentável da maricultura no litoral norte de São Paulo, aumentando o número de pessoas capacitadas para trabalhar na atividade.
O Projeto Mar é Cultura atua no desenvolvimento sustentável da maricultura no litoral norte do estado de São Paulo e conta com a parceria da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.